Nosso trabalho visa identificar todas as oportunidades de redução de perdas e desperdícios, sejam eles de tempo ou materiais, com foco no aumento da lucratividade através do uso de ferramentas desenvolvidas sob medida para cada área.
Identificar as perdas no processo, buscamos localizar e eliminar as perdas no transporte interno, movimentação, esperas e estoques, através do aprimoramento do layout produtivo.
Aprimorar o layout de produção é uma necessidade de responder as demandas flutuantes do mercado, com aumento de produtividade, aumento do mix de produtos e adequação as demandas.
Adotar técnicas do sistema enxuto, otimiza o transporte de materiais, eliminam-se horas-homem de transporte, obtém-se feedback de informações referente à qualidade com maior rapidez para ajudar a reduzir defeitos, reduzem-se ou eliminam-se esperas de lote ou de processo, reduz-se o ciclo de produção.
Um layout que atenda ao fluxo de produtos e serviços da empresa é fundamental, minimizando movimentações e aumentando a produtividade.
O tempo de produção é afetado pelo fluxo de produtos e pessoas, e que o custo dos produtos está associado ao tempo gasto com movimentos desnecessários de pessoas e materiais.
Um Arranjo físico não visa apenas a melhoria e o lucro, visa também o bem estar dos seus colaboradores. Assim muitas vezes paisagistas e arquiteto participam no momento de sua implementação.
As decisões sobre arranjo físico são de suma importância para a organização, pois são considerados o parte estratégica da empresa mais exposta e o grande causador de gastos desnecessários com estoques, transporte ente outros.
A estruturação desse trabalho e o conteúdo das tarefas a serem executadas é um fator influenciador, pois o desempenho das tarefas e os sentimentos a elas relacionados (responsabilidade, realização, reconhecimento) são fundamentais para que o indivíduo encontre orgulho e satisfação no seu trabalho.
Podemos então aplicar algumas ferramentas para aderência deste conceito:
A troca rápida de ferramentas (TRF) tem por objetivo reduzir o tempo de preparação (ou setup) de equipamentos, minimizando períodos não-produtivos no chão-de-fábrica. Como consequência, é possível a redução do tamanho dos lotes de produção na manufatura. A TRF fundamenta-se em técnicas que enfatizam o trabalho cooperativo em equipe e a proposição de formas criativas de melhoria de processos.
Uma linha de produção consiste num conjunto de Postos de Trabalho (PT) cuja posição é fixa e cuja sequência é ditada pela lógica das sucessivas operações a realizar e descritas na gama operatória. Um PT pode ser constituído por um único Operador ou por vários Operadores realizando operações manuais eventualmente assistidas por ferramentas ou pequenos equipamentos.
O balanceamento de uma linha de produção consiste em distribuir a carga das várias operações o mais uniformemente possível pelos vários PT’s.
Quando se inicia a fabricação de um novo produto, a Engenharia de Processo começa por estudar todas as operações necessárias executar, estima a sua duração e, tendo em conta as relações de precedência entre todas as operações, procede ao chamado balanceamento da linha que se vai constituir para fabricar aquele produto.
O balanceamento de uma linha constituída por muitas operações para processamento de um produto consiste em encontrar a solução para uma das duas seguintes alternativas:
Significa nivelar, em relação a tempos, uma linha de produção ou montagem, dando a mesma carga de trabalho, às pessoas ou máquinas em um fluxo de produção.
O balanceamento anula os “gargalos” de produção, proporcionando o máximo de produtividade e eficiência, eliminando as “esperas” e mantendo o ritmo de trabalho do conjunto.
É o departamento que permite a continuidade dos processos produtivos na indústria. Controla a atividade de decidir sobre o melhor emprego dos recursos de produção, assegurando, assim, a execução do que foi previsto no tempo e quantidade certa e com os recursos corretos. Em resumo, o PCP trata dados de diversas áreas, transforma-os em informações, suporta à produção para que o produto seja entregue na data e quantidade solicitada.
O setor PCP ou planejamento e controle de produção, tem como objetivo alinhar demanda de pedidos com seus respectivos prazos de entrega à possibilidade de atender seu cliente.
Podemos dizer que o PCP estará pronto quando forem respondidas as seguintes questões:
As informações acima vão de encontro as suas necessidades? Entre em contato conosco!
Rua Joaquim Manoel Pires, 660 - Jardim Pinheiros - São José do Rio Preto/SP